top of page

E qual é a posição da Sociedade Internacional de Parkinson e Distúrbios do Movimento sobre esse a definição, estadiamento e classificação biológicos da doença de Parkinson?

O documento intitulado "A Statement of the MDS on Biological Definition, Staging, and Classification of Parkinson's Disease" articula uma visão da Sociedade Internacional de Parkinson e Distúrbios do Movimento (MDS) sobre a necessidade de um consenso global na pesquisa para a estadiamento ou classificação da doença de Parkinson (DP), envolvendo a colaboração de clínicos, pesquisadores, pacientes e outros stakeholders.


Este manuscrito reflete as discussões de uma reunião da MDS realizada em abril de 2023, abordando os fundamentos para o desenvolvimento de uma definição biológica e qualquer sistema de estadiamento ou classificação para a DP.


O documento destaca a importância do estadiamento da doença tanto na pesquisa clínica quanto na prática médica, permitindo a alocação inequívoca de indivíduos em grupos com características biomédicas compartilhadas ao longo de uma trajetória específica da doença. A abordagem de estadiamento, originada no campo do câncer, no famoso sistema TNM (tumor, linfonodo, metástase), é definida unicamente por características anatômicas e biológicas, sem incluir os sintomas experimentados pelo paciente. Este interesse crescente em desenvolver um formato semelhante para estadiamento e/ou classificação na DP é motivado por avanços na pesquisa no campo da neurodegeneração.


A MDS se posiciona como percebendo a necessidade de um consenso internacional amplo na pesquisa visando estadiar ou classificar a DP, com o envolvimento de clínicos, pesquisadores básicos, pessoas vivendo com DP, agências reguladoras e empresas farmacêuticas. Além disso, sugere que o desenvolvimento de critérios diagnósticos biológicos e um sistema de estadiamento ou classificação deva seguir um processo metodológico rigoroso.


O artigo discute a necessidade de uma definição biológica da DP antes do desenvolvimento de um sistema de estadiamento, destacando o desafio específico na DP, que foi inicialmente definida clinicamente por James Parkinson como "Paralisia Agitante". Apesar das pesquisas apoiarem a existência de múltiplos mecanismos desencadeantes da doença, há um debate contínuo sobre a existência de uma sobreposição biológica comum que possa ser aproveitada para desacelerar ou reverter a doença.


A agregação de α-sinucleína (α-syn) é considerada um evento biológico predominante presente na maioria dos casos com diagnóstico final patologicamente confirmado de DP. A identificação in vivo da agregação de α-syn por meio do ensaio de amplificação de sementes (SAA) representa uma oportunidade para explorar se a definição da doença pode incluir componentes clínicos e baseados na biologia. No entanto, antes que um sistema de estadiamento biológico possa ser desenvolvido, uma definição biológica da doença deve ser estabelecida, apresentando um desafio específico na DP.


O texto conclui que, apesar do grande potencial que essa mudança de paradigma detém para a DP e o desenvolvimento de novas terapias, tal abordagem precisa ser validada em termos da base biológica, bem como a capacidade de correlacionar com a progressão da doença e a experiência de indivíduos com DP clinicamente definida e distúrbios relacionados. As propostas atuais precisarão ser minuciosamente examinadas pela MDS e pela comunidade científica em geral para avaliar seu valor e as etapas para o desenvolvimento futuro. Atualmente, elas não podem ser vistas como a base para qualquer mudança endossada pela MDS na definição, classificação ou estadiamento da doença.


Referências:


Cardoso F, Goetz CG, Mestre TA, et al. A Statement of the MDS on Biological Definition, Staging, and Classification of Parkinson's Disease. Mov Disord. 2024;39(2):259-266. doi:10.1002/mds.29683

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NOAR MultiScent-20: teste digital de olfato

O MultiScent-20 é um inovador teste digital para avaliação do olfato, projetado para superar as limitações dos métodos psicofísicos tradicionais e oferecer uma avaliação precisa e confiável do sentido

Комментарии


bottom of page