O gene ADCY5 codifica a proteína adenilato ciclase 5. Mutações nesse gene foram descritas em 2001 por um grupo da Universidade de Washington (Fernandez M et al., 2001) como causadoras de uma nova síndrome familiar caracterizada por discinesias e por hipercinesias faciais (chamado anteriormente de mioquimias). Na descrição original, o quadro teria origem na infância ou início da adolescência, com movimentos paroxísticos inicialmente, mas com aumento da frequência com a idade, tornando-se contínuos a partir da terceira década de vida. As discinesias são aumentadas por ansiedade e estresse, mas não por cafeína, startle ou álcool. Os indivíduos com manifestações mais graves podem sofrem impacto cotidiano devido a hipotonia ou aos movimentos excessivos.
Identificou-se, mais à frente, se tratar de mais uma doença neurológica com heterogeneidade de fenótipos no contexto de um mesmo genótipo.Pode se apresentar com coreia e distonia paroxísticas; coreodistonia com herança autossômica dominante; e de forma semelhante à coreia hereditária benigna.
O diagnóstico é estabelecido quando um probando com um transtorno do movimento hipercinético na ausência de lesão estrutural na neuroimagem mostre uma variante patogênica no sequenciamento do gene ADCY5. Pode ser usado o sequenciamento de nova geração (sequenciamento maciço paralelo - NGS), uma vez que mutações com duplicação ou deleções não são descritas na literatura.
Deve ser feito diagnóstico diferencial com outras causas de coreia, distonia e discinesia, como doença de Huntington, discinesia paroxística cinesiogênica familiar, discinesia paroxística não cinesiogênica, síndrome da deficiência do GLUT1, discinesia tardia, coreia de Sydeham, distúrbios mitocondriais e distonia DOPA-responsiva (doença de Segawa, por mutação na GTP ciclohidrolase I).
Referências
Fernandez M, Raskind W, Wolff J, et al. Familial dyskinesia and facial myokymia (FDFM): a novel movement disorder. Ann Neurol 2001;49:486‐492
Shaw C, Hisama F, Friedman J, et al. ADCY5-Related Dyskinesia. 2014 Dec 18 [Updated 2015 Dec 17]. In: Adam MP, Ardinger HH, Pagon RA, et al., editors. GeneReviews® [Internet]. Seattle (WA): University of Washington, Seattle; 1993-2018. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK263441/
Yorumlar